Leve suas crianças ao teatro

Gritinhos estridentes, palminhas fora de hora, risadinhas contagiantes e o chororô de uma criança assustada. É sempre assim a platéia de teatro infantil. Ontem fui assistir a As aventuras do Oco do Toco, que minha amiga está fazendo, e me encantei com o público. Aqueles pentelhinhos de olhos vidrados no palco é algo muito divertido. Os mais grandinhos (leia-se em torno dos 6 anos) ficam tentando desvendar os segredos do teatro, porque já sabem que aquilo é o mundo do faz de conta, mas no final acabam comprando a idéia e entram no mundo da imaginação. #XuxaFeelings É um barato!

 Acho importantíssimo levar as crianças pequenas para o teatro e, também, para o cinema. Primeiro, porque elas sempre se divertem e, segundo, porque pegam o hábito e aprendem a se comportar nesses ambientes. Há algo mais irritante que aqueles adolescentes sem educação falando, rindo e brincando durante as sessões? Não! Agora, quando a obra é infantil, não se pode reclamar dessas coisas. O ambiente é delas e ainda tão aprendendo como se portar. É até fofo ver como tem criança mais comportada que muito adulto sem noção.

Não lembro a primeira vez que fui ao teatro ou ao cinema. A lembrança mais antiga, de teatro, que tenho é de uma vez que fui assistir A Branca de Neve com meus primos. Estávamos sentados na primeira fila e lembro que foi muito legal ver a Branca de Neve de pertinho, embora eu já soubesse que tudo era mentirinha (as crianças de hoje, creio, já nascem sabendo). Se Papai Noel não existia, quem dirá a tonta que se engasga com maçã.

Também lembro de uma vez quando João e Maria foi ao meu coleginho*. Eu não era nem alfabetizado ainda. Assim que acabou a apresentação, corri pra trás da cortina estendida pra ver o que tinha ali atrás. Curioso. Foi aí que me deparei com o João trocando de roupa. E ele, bem, era uma mulher. A flagrei no exato momento em que tirava o cabelo do boné e o sacudia de um lado pro outro. :O Saí correndo e gritando “João é mulher! João é mulher!” Minha professora foi obrigada a acalmar os ânimos e fez um discurso sobre a assexualidade dos personagens. Sei.

Isso explica muito.

*O nome do colégio era Castelinho Encantado. Achei que merecia ser citado. haha

Responder a Leve suas crianças ao teatro

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s