‘Preciosa’ me deixou tenso

Melhor diretor. Melhor roteiro adaptado. Melhor atriz. Melhor atriz coadjuvante. Melhor filme. Melhor montagem. Com todas essas indicações, Preciosa merece atenção. Pelo menos, esse é um pontapé inicial para começar a assistir ao filme. Depois, a história hipnotiza por si só. Dá uma olhada nesse trecho da sinopse:

1987, Nova York, bairro do Harlem. Claireece “Preciosa” Jones (Gabourey Sidibe) é uma adolescente de 16 anos que sofre uma série de privações durante sua juventude. Violentada pelo pai (Rodney Jackson) e abusada pela mãe (Mo’Nique), ela cresce irritada e sem qualquer tipo de amor.

Uma coisa é ler isso. Outra é assistir. Não sei lidar com cenas muito fortes não. Sou o tipo de pessoa que fecha o olho o tempo todo quando o filme é de terror. E embora Preciosa não seja filme de terror, a história é muito pesada e há cenas chocantes. Não dá nem tempo de fechar os olhos – vê se pode!
Mo’Nique, que faz a mãe da Precious, me deixou assustado e com raiva. Merece o Oscar. Acharei injustiça se ela perder pra qualquer uma das concorrentes. Não vi o desempenho de Maggie Gyllenhaal (Crazy Heart) e Penelope Cruz (Nine), mas Vera Farmiga e Anna Kendrick (ambas por Amor sem Passagem) estão bem aquém. Vou dar uma olhada em Crazy Heart depois, mas Penelope tá concorrendo com um musical… pelamor! (Tenho preconceito mesmo com musicais, não levo a sério…) E, além do mais, outro dia mesmo Penelope foi vencedora. Sossega, mulher.

Preciosa: se um bom filme deve provocar sensações no público, então tá valendo. Agora, se não vale tudo para isso, Preciosa tá ferrado. Sei lá, este filme tem um quê de brasileiro.

Anúncios

Uma resposta para ‘Preciosa’ me deixou tenso

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s